O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira uma resolução que insta os Estados-membros a disponibilizarem às mulheres entre os 50 e os 69 anos mamografias grátis, a cada dois anos, para despistagem do cancro da mama.
A União Europeia possui, desde 1992, directrizes sobre a realização de mamografias, mas até agora este exame só é oferecido, de forma generalizada, em onze Estados-membros: Bélgica Estónia, Finlândia, França, Luxemburgo, Países Baixos, Suécia, Espanha, República Checa, Hungria e Reino Unido.
O cancro da mama é a principal causa de morte das mulheres com idades entre os 35 e os 59 anos, vitimando anualmente 88 mil mulheres e mil homens na União Europeia.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Senologia, em Portugal surgem anualmente cerca de quatro mil novos casos de cancro da mama. Destes novos casos, 1.500 acabam por resultar na morte das doentes.
A resolução do Parlamento Europeu, aprovada com 641 votos a favor, 11 contra e quatro abstenções, lembra que a Organização Mundial de Saúde considera que este exame pode reduzir a taxa de mortalidade da doença em mais de um terço, ao detectá-la precocemente.
Finalmente abriram os olhos,ou melhor, deixaram de tapar os olhos a algo de muito importante.
E já agora não se esqueçam que o Dia Nacional de Prevenção é a 30 de Outubro.
quarta-feira, outubro 25, 2006
Cancro da Mama
Publicada por Eu Mesmo à(s) 10/25/2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Ora bem, acho mesmo muito bom a execução desta aprovação, agora falta saber quando é que a mesma dá início no nosso país, porque ao contrário de todos os outros, em Portugal as coisas são sempre muito dificeis, aliás acho mesmo que a mulher para ter direito a este exame que tantas vítimas faz, vai ter que exibir junto do seu médico um atestado de pobreza, para o estado ter a certeza de que é mesmo uma coitadinha...mas a ver vamos
Enviar um comentário